
Diante da decisão da Secretaria Estadual de Saúde fechar o Hospital Ruy Pereira, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa visitou o equipamento nesta quinta-feira (06), com o objetivo de verificar in loco o funcionamento e a infraestrutura da unidade de saúde, que é referência no atendimento aos pacientes com “pé diabético” e portadores de outras arteriopatias.
Presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual Galeno Torquato (PSD) questiona a necessidade de fechar o Hospital Ruy Pereira, unidade de saúde que, de acordo com o parlamentar, tem conseguido atender à contento os usuários, embora o Hospital apresente falhas em sua infraestrutura.
“Fechar uma unidade de saúde é muito complicado. Avaliamos toda a estrutura e, por mais precária que esteja, é onde funciona a parte vascular do Estado. Leitos praticamente todos ocupados, os 80 leitos, Centro Cirúrgico funcionando. Então, a Secretaria de Saúde tem que avaliar e discutir melhor junto à direção do hospital e todas a regionais de saúde como será o fluxo desses pacientes se essa unidade fechar”, disse Galeno.
Acompanhado dos demais membros da Comissão de Saúde, os deputados Getúlio Rêgo e Eudiane Macedo, os deputados foram recebidos pela diretora do Hospital, Patrícia Albuquerque. “O objetivo da nossa visita foi verificar in loco o funcionamento deste hospital, que atende 70% da população da grande Natal, sendo 30% do interior. Por mais precário que esteja, é um hospital que é referência e é quem dá condições e suporte ao paciente do “pé diabético” e portador de outras arteriopatias que necessitam de tratamento adequado”, destacou Galeno.
Estrutura
O Ruy Pereira possui um centro cirúrgico com três salas; o ambulatório especializado atende 20 pessoas em média por dia; admite a internação de cerca de 100 a 120 pacientes por mês; e em maio registrou 209 procedimentos cirúrgicos realizados. A unidade tem 80 leitos clínicos de enfermaria e 10 leitos de UTI.