Itamaraty diz que governo negocia importação de vacinas estocadas nos EUA

20 de Março 2021 - 14h12
Créditos:

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste sábado (20), via Twitter, que o governo brasileiro está negociando a importação de vacinas contra a covid-19 “do excedente disponível” nos Estados Unidos.

A divulgação da informação acontece um dia após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), enviar à vice-presidente Kamala Harris um pedido para liberação ao Brasil de doses estocadas nos EUA.

De acordo com o Itamaraty, as tratativas com o governo americano vêm acontecendo desde o último sábado (13), sob coordenação do Ministério da Saúde e com participação do MRE e da embaixada brasileira em Washington.

Questionado, o Itamaraty não detalhou quais vacinas integram a negociação nem a quantidade de doses. A carta enviada por Pacheco se refere a doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Os Estados Unidos têm milhões de doses do imunizante armazenadas e discutem a possibilidade de enviá-las a outros países. O presidente do Senado afirma que a autorização de importação “daria impulso decisivo ao esforço de imunização dos 210 milhões de brasileiros”.

Fonte: Metrópoles