Live promove proteção à infância no mês de Combate ao Trabalho Infantil

09 de Junho 2020 - 05h44
Créditos:

O mês de junho é marcado, mundialmente, por ações em torno do combate ao Trabalho Infantil e, a Atitude Cooperação não poderia deixar de levantar essa pauta e compartilhar com toda a sociedade. Nesta terça-feira, dia 09, a partir das 15h, a equipe do Serviço Social da Atitude realiza uma live especial sob a temática "Não Proteger a Infância é Condenar o Futuro - Diga não ao Trabalho Infantil” que terá como convidada a Assistente Social e Coordenadora das Ações Estratégicas do PETI/SEMTAS Natal, Ana Paula Mafra, e será mediada pela Assistente Social da Atitude, Jeane Fonseca.

Para a ação, a Atitude Cooperação conta com parceiros como a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal - SEMTAS, o PETI e o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Proteção e Aprendizagem dos Adolescentes – FOCA RN.

Desde o início do mês, a Instituição vem trabalhando a temática junto a sua equipe técnica, professores e alunos, seja por ações via redes sociais @atitudecooperacao e/ou por grupos de WhatsApp. O intuito é fazer com que a abordagem alcance o público interno e externo.

Apesar do combate ao Trabalho Infantil ser feito durante o ano, o mês de junho é reservado no mundo todo para ações contra essa prática. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), o trabalho infantil ainda é uma realidade para milhões de meninas e meninos no Brasil. A maior concentração de trabalho infantil está na faixa etária entre 14 e 17 anos e, as regiões Nordeste e Sudeste registram as maiores taxas de ocupação.

Vale ressaltar que, o trabalho infantil ocasiona marcas na infância que, na maioria das vezes, tornam-se irreversíveis e permanecem até a vida adulta. Desencadeia graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.