
A polícia italiana conseguiu localizar um membro de uma das principais máfias do país após rastrear seus movimentos a partir de informações que capturou em vídeos de culinária que o suspeito postou no YouTube — as tatuagens dele apareceram nas imagens.
Marc Feren Claude Biart, o suspeito, pertence ao grupo mafioso 'Ndrangheta, do sul da Itália. Ele foi preso na República Dominicana pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e extraditado para ser entregue às autoridades da Itália.
O 'Ndrangheta é considerado pelas forças de segurança italianas e pela Interpol como o grupo de crime organizado mais influente e bem estruturado do país .
Havia uma ordem de prisão contra Biart desde 2014, pelo crime de tráfico de drogas. Porém, ele conseguiu escapar e passou os últimos 5 anos no Caribe.
Ele e a esposa criaram um canal de culinária italiana, e em alguns vídeos, era possível ver tatuagens do suspeito.
A ‘Ndrangheta
A ‘Ndrangheta tem aproximadamente 20 mil afiliados. É a única máfia presente nos 5 continentes. Os principais clãs, entretanto, continuam na região da Calábria. É uma espécie de multinacional que se enriquece sobretudo com o tráfico de cocaína, importada da América do Sul. Assim, de acordo com especialistas, o grupo ganha € 50 bilhões (R$ 337 bilhões) ao ano.
No entanto, eles também praticam outros crimes, como assassinatos, lavagem de dinheiro, agiotagem, abuso de poder, associação mafiosa e porte ilegal de armas.
Fonte: G1