
Experiência de educação popular que até hoje é modelo no mundo inteiro, as 40 Horas de Angicos serão tema de live nesta terça-feira (1), às 19h, na página do Facebook do procurador Carlos Castim, ex-secretário interino de Educação de Natal e pré-candidato a vereador (www.facebook.com/CarlosSantaRosaCastim/).
Como mediador, Castim receberá o advogado Marcos Guerra, que foi monitor do programa, e Marileide Matias, diretora da Dired Angicos. Eles vão falar sobre a importância das 40 Horas, método do educador Paulo Freire (cujo centenário será em 2021), implantado no Rio Grande do Norte na década de 1960.
O método tinha o objetivo ousado de alfabetizar adultos de forma rápida e a baixo custo, utilizando-se dos conceitos da pessoa humana (sujeito da própria história), diálogo e cultura. Ao todo, 300 alunos foram formados em menos de três meses, coordenados por estudantes universitários e secundaristas.
O Rio Grande do Norte é reconhecido em diversos estudos acadêmicos pela sua importância ao ter aplicado a metodologia da educação popular, baseada nos preceitos revolucionários de Paulo Freire, que iam de encontro ao conformismo social. Além das 40 Horas de Angicos, a campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, em Natal, na década de 1960, alfabetizou centenas de pessoas em acampamentos escolares.
Para Castim, é preciso resgatar os importantes valores humanos que a educação popular carrega. "A educação é a chance de mudar o caos", afirma Castim. "É nela que está o verdadeiro tesouro da transformação de qualquer sociedade".