Sete países europeus suspendem uso da vacina de Oxford após relatos de coágulos

11 de Março 2021 - 12h39
Créditos:

Sete países da Europa suspenderam a aplicação de um lote de vacinas de Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 por preocupações com o surgimento de coágulos sanguíneos. A informação é da France 24.

Os países são: Áustria, Dinamarca, Estônia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo e Noruega.

A Dinamarca suspendeu a vacinação com doses de Oxford/AstraZeneca por duas semanas. Nos outros países, somente a aplicação de determinado lote, com 1 milhão de doses, foi suspensa.

No entanto, a Autoridade de Saúde da Dinamarca informou que ainda não está confirmada uma ligação entre o imunizante e os coágulos.

A Áustria anunciou a suspensão do lote na segunda (8), após uma enfermeira de 49 anos morrer de “problemas graves de coagulação no sangue” dias depois de receber uma dose da vacina.

O governo da Espanha disse nesta quinta (11) que não registrou qualquer caso de coagulação e que continuará usando as doses do lote.

Agência Europeia de Medicamentos (EMA) informou em comunicado na quarta-feira (10), que, em análise preliminar, não foram encontrados problemas de segurança com o lote de vacinas de Oxford/AstraZeneca.

Fonte: O Antagonista