
O duelo entre Atlético-AM e Sul América, neste domingo, pela Série B do Campeonato Amazonense, no estádio Carlos Zamith, teve um gol contra que levanta suspeitas sobre possíveis manipulações de resultados.
O gol foi marcado pelo meia Júlio Campos aos 44 minutos do segundo tempo quando o seu time, o Atlético-AM, perdia por 3 a 1. Ao receber o passe do goleiro, o jogador simplesmente virou para o seu gol chutou direto. O goleiro não esboçou reação.
No vídeo, é possível alguém falar para Henrique Barbosa, presidente do Atlético-AM, que isso era algo feio. Veja abaixo.
Júlio Campos, do Atlético Amazonense, chuta contra a própria meta e marca gol contra aos 44 minutos do segundo tempo. A equipe perdeu por 4 a 1 para o Sul América.
— Goleada Info (@goleada_info) September 5, 2022
A partida era válida pela Série B do Campeonato Amazonense.
🎥 Reprodução
pic.twitter.com/K1HiB0j68v
O Atlético-AM emitiu nota em que afirma que é é contra atitudes antidesportivas, que abrirá procedimento interno e que os envolvidos foram desligados. Veja a nota abaixo.
NOTA OFICIAL
O Atlético Amazonense vem a público informar que não compactua com atitudes anti-desportiva, abriremos procedimento interno para averiguar os fatos no jogo diante do Sul América, os envolvidos já foram desligados do clube.
Somos a favor do jogo limpo e responsável, não admitiremos nada que seja contrário a isso.
Manaus, 05 de setembro de 2022.
O presidente em exercício da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Pedro Augusto, explicou que a entidade acompanha as partidas de forma estatística, mas que não possui nenhum sistema ou empresa para averiguar possíveis casos de manipulação de resultados. No entanto, afirma que nesse caso específico, fará denúncia ao Tribunal de Justiça Desportiva e à Polícia Civil. Além do jogador, também investigará o clube.
"Nesse caso aí a federação está comunicando ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) sobre o fato, denunciando o jogador. Se ele vai ter culpa isolada, com outros jogadores ou o clube em si. Vamos comunicar a Polícia Civil. A delegacia de defraudações, pra saber se há possibilidades de ouvir e investigar isso também. Porque o futebol é um patrimônio imaterial", disse.
"Nós vamos comunicar os órgãos de controle. A FAF dentro daquilo que for necessário também vai fazer as apurações e se for o caso também abrir processo administrativo para desfiliação da entidade se comprovada a conivência coletiva. Ou banimento do atleta mediante denúncia ao TJD, se for o caso, do futebol", completou.
Federação Amazonense de Futebol: Nota de Repúdio
A Federação Amazonense de Futebol lamenta e repudia o fato acontecido na partida entre Atlético Amazonense e Sul América, válido pelo Campeonato Amazonense de Futebol Série B 2022. Tal fato não representa o que a nossa instituição defende.
Informa que adotará todas as medidas legais e desportivas ao alcance e comunicará as entidades desportivas de controle para as apurações que lhes couberem por competência.
Manaus-AM, 05 de setembro de 2022.
Federação Amazonense de Futebol
Pedro Augusto Oliveira da Silva
Vice-Presidente da FAF, no exercício da Presidência.
Com informações do GE