
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (9/5) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita oficial a Moscou. O encontro ocorreu após Lula participar do desfile militar do Dia da Vitória, que celebra os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
Em declaração nas redes sociais, Lula afirmou que deseja ampliar as relações comerciais com a Rússia — que somam atualmente US$ 12 bilhões — e avançar em áreas como defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e espaço.
O presidente brasileiro também destacou a importância de fortalecer o multilateralismo diante do avanço do protecionismo econômico, criticando especialmente a política tarifária do ex-presidente americano Donald Trump.
“Reiterei ao presidente Putin o compromisso do Brasil com a paz e a disposição de atuarmos junto com a China e o Grupo de Países Amigos numa solução para a Guerra na Ucrânia”, escreveu Lula.
Participação no Dia da Vitória
Lula e a primeira-dama Janja Lula da Silva acompanharam o tradicional desfile militar na Praça Vermelha. O evento contou com a presença de mais de 20 líderes internacionais, incluindo os presidentes Xi Jinping (China), Nicolás Maduro (Venezuela), além de autoridades de Cuba, Vietnã, Azerbaijão, entre outros.