
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (11/7), durante evento no Espírito Santo, após os Estados Unidos anunciarem tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi imposta pelo presidente Donald Trump, que alega haver déficit comercial com o Brasil — informação que Lula nega.
“O Trump está usando uma mentira. Os EUA não são deficitários com o Brasil. E ainda vem com essa lógica: ‘Não processem o Bolsonaro, parem isso imediatamente’”, ironizou Lula.
O petista responsabilizou o ex-presidente e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), licenciado da Câmara, pela crise diplomática. Segundo Lula, Eduardo estaria pedindo ajuda a Trump para evitar a prisão do pai: “Mandou o filho pedir: ‘Oh, Trump, solta meu pai’. É preciso essa gente criar vergonha na cara.”
Lula também criticou Bolsonaro por não enfrentar os processos no Supremo Tribunal Federal com “a cabeça erguida”. “A coisa mais pequena de um homem é não ter caráter. Que tipo de homem não enfrenta o processo e tenta se esconder atrás de carta?”, afirmou.