#Estadãofake dispara nas redes após notícia ser desmentida por ministro

11 de Maio 2021 - 06h31
Créditos:

Nesta segunda-feira (10), usuários de redes sociais se uniram para criticar uma reportagem sobre a existência de um suposto “orçamento secreto” do governo Bolsonaro e criticar o jornal O Estado de S. Paulo, responsável pela matéria. No Twitter, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro levantaram a #EstadãoFake e levaram a tag a ser um dos assuntos mais comentados da plataforma.

A reportagem em questão tratou de recursos emendas parlamentares para a aquisição de tratores que estariam “superfaturados” e implementos agrícolas. No total, foram destinados R$ 3 bilhões para serem usados em obras públicas e projetos de cooperativas da agricultura familiar. De acordo com o Estadão, os recursos não teriam sido solicitados por meio de inclusão no Orçamento da união, mas sim pelo tal “orçamento secreto” com o intuito de favorecer a base do governo no Congresso.

A reportagem foi rebatida pelo ministro Rogério Marinho, que afirmou haver uma “tentativa de construção de uma narrativa”. Ele publicou dados de emendas destinadas ao senador Humberto Costa (PT-PE) e disse que partidos de oposição também tiveram “indicações contempladas”.

Nas publicações, usuários de redes sociais exaltaram o ministro e criticaram o jornal.