
Pode ser só uma baita coincidência, mas no mesmo dia em que o Facebook teve sua maior queda em muito tempo, surgiu a notícia de que os dados de mais de metade de seus usuários foram postos à venda num fórum hacker da dark web.
A informação foi levantada pelo site de segurança Privacy Affairs, que confirmou que os dados, que foram anunciados em setembro, continuam à venda hoje. Segundo o averiguado, os vendedores no fórum aceitam vendas parciais. A um comprador em potencial, ofereceram o registro de 1 milhão de usuarios por US$ 5 mil.
Segundo os vendedores, eles detém uma base de dados com 1,5 bilhão (dos 2,9 bilhões) de usuários do Facebook. Ainda dizem ter um antigo negócio, com 18 mil clientes já atendidos.
Vários exemplos dos dados foram apresentados pelos vendedores e confirmados como verdadeiros pelo Privacy Affairs. Os registros contém as seguintes informações:
- Nome
- Endereço
- Gênero
- Número de telefone
- Identificação de usuário
Não é absoluta certeza que a venda está mesmo acontecendo. O Privacy Affairs afirma ainda que um dos usuários reclamou de ter pago e não recebido nada, e que os vendedores não se defenderam.
Fonte: Olhar Digital