Natália Bonavides defende chapas com Daniel Valença e Divaneide Basílio para as eleições do PT

21 de Maio 2025 - 18h28
Créditos: Divulgação

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) anunciou apoio à aliança entre o vereador Daniel Valença e a deputada estadual Divaneide Basílio para as eleições internas do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte, marcadas para 6 de julho.

O processo, conhecido como PED (Processo de Eleições Diretas), definirá as direções municipal, estadual e nacional da sigla.

A proposta é que Daniel Valença dispute a presidência do PT em Natal e Divaneide assuma a candidatura à presidência estadual. A aliança une duas das principais correntes internas do partido: a Articulação de Esquerda (AE), ligada a Natália e Valença, e a Construindo um Novo Brasil (CNB), tendência de Fernando Mineiro e Divaneide.

Segundo Natália, a dobradinha é resultado de um “acúmulo de debate entre os grupos” sobre o futuro da legenda no estado. “É preciso reorganizar o partido nos 167 municípios e fortalecer sua presença no interior e nas periferias de Natal”, afirmou a deputada.

O grupo também avalia como positiva a condução do partido no pleito municipal de 2024, quando Natália chegou ao segundo turno na disputa pela prefeitura de Natal. Na mesma eleição, Valença foi reeleito vereador com a maior votação do PT na Câmara Municipal.

No RN, cinco chapas estão na disputa, sendo duas fruto da aliança entre AE e CNB — uma para o diretório estadual e outra para o municipal. O resultado das urnas internas vai definir não apenas as presidências, mas a composição proporcional dos diretórios e a ocupação de cargos como vice-presidência, tesouraria e secretarias do PT.