Pandemia: Educador físico orienta pais sobre melhores atividades para crianças

19 de Maio 2020 - 06h05
Créditos:

Se a prática regular de atividade física na infância e adolescência é fundamental para o desenvolvimento comportamental e biológico, na pandemia ela é sinônimo de preservar a saúde mental. Por isso, é essencial que as famílias readequem suas rotinas em casa para garantir que os filhos continuem em movimento.

O coordenador de Educação Física do Núcleo Desenvolve, Weslley Quirino, explica que o desenvolvimento comportamental está relacionado com benefícios nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Como benefícios biológicos, se tem o aumento da plasticidade cerebral e a redução dos riscos de doenças metabólicas, como hipertensão, diabetes e obesidade.

"A mudança de rotina em função do novo coronavírus trouxe inúmeros desafios, principalmente o de nos mantermos fisicamente ativos", constata o profissional. "Usar a criatividade com seu filho e afastar os móveis da sala valem a pena e são fundamentais, especialmente com brincadeiras e jogos que necessitem de movimentos motores".

Para o educador físico, os elementos fundamentais aliados de uma boa prática de atividade física em casa são: um espaço seguro para evitar riscos de acidentes; uso de roupas leves e confortáveis; garrafinha de água sempre disponível para manter a hidratação e bons hábitos alimentares. "Dessa forma, conseguimos manter as crianças e adolescentes saudáveis e a estimulação comportamental", reforça.

No caso das crianças e adolescentes com autismo, as atividades físicas são especialmente importantes pela aquisição de repertórios comportamentais e aumento da conectividade cerebral. "Vários estudos apontam melhoras significativas na interação social, comunicação e na redução do comportamento repetitivo", explica Weslley. "Pesquisas também mostram que, pelo fato de apresentarem baixa atividade em algumas áreas cerebrais, a prática regular de atividade física pode aumentar a neuroplasticidade".

Dicas de brincadeiras motoras indicadas para as crianças na quarentena:

- Amarelinha;

- Boliche;

- Twister (brincadeira que mescla coordenação de mãos e pés, com cores e jogo de cintura);

- Caça ao tesouro;

- Futebol;

- Passar por baixo de cabana de lençol;

- Saltar corda;

- Morto-vivo;

- Estátua;

- Ciranda;

- Teia de aranha (com barbante ou elástico);

- Corrida de saco;

- Just Dance (série de jogos de ritmo disponíveis na internet);

- Batata quente.