Ataques a ônibus podem ser desafio de internet, diz vice-governador

30 de Junho 2025 - 18h12
Créditos: Reprodução

Os recentes ataques a ônibus registrados em São Paulo, especialmente no litoral, estão sendo investigados com a possibilidade de ligação a desafios promovidos na internet, segundo o vice-governador do estado, Felício Ramuth (PSD). A hipótese foi mencionada após conversa com o delegado Flávio Ruiz Gastaldi, responsável pelo Deinter 6, que cobre a Baixada Santista.

Em Santos, ao menos 11 ônibus foram depredados em diferentes avenidas ao longo de junho. Segundo a prefeitura, os veículos tiveram os vidros quebrados, mas já foram substituídos por coletivos reservas, e não houve feridos.

A linha de investigação se estende à capital paulista, onde 179 ônibus foram danificados entre os dias 12 e 30 de junho, de acordo com a prefeitura. Os órgãos municipais de mobilidade condenaram os atos de vandalismo e informaram estar colaborando com as investigações.

No litoral, um ônibus foi apedrejado em Cubatão, próximo ao bairro Vila Esperança, no último sábado (28). Em outras cidades da Baixada Santista, como Guarujá, não houve ocorrências semelhantes até o momento.

A Secretaria de Segurança Pública de SP (SSP) informou que a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) está acompanhando o caso e apura a organização dos ataques em plataformas digitais. Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) se reunirá com empresas de transporte para discutir estratégias de enfrentamento.