Presidente da Caern anuncia processo contra deputado Tomba Farias após acusações de interferência em eleição em Santa Cruz

14 de Maio 2025 - 08h26
Créditos: Eduardo Maia/ALRN

O presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Sérgio Linhares, afirmou nesta terça-feira (13) que vai processar o deputado estadual Tomba Farias (PL). A decisão ocorre após o parlamentar acusar a companhia e seu dirigente de interferirem politicamente nas eleições municipais de 2024 em Santa Cruz.

Em entrevista concedida à rádio 98 FM na segunda-feira (12), Tomba afirmou que a Caern teria reduzido o fornecimento de água durante o período eleitoral com o objetivo de prejudicar a gestão do então prefeito Ivanildinho Ferreira. O ex-gestor apoiou a candidatura de Dra. Fernanda (PL), esposa do deputado, que foi derrotada no pleito.

“Sou defensor da privatização da Caern e agora mais do que nunca”, disse Tomba. “Durante o período eleitoral, a Caern diminuiu o fornecimento de água para agravar a crise no abastecimento”, acrescentou. Segundo o parlamentar, faltando 13 dias para a eleição, Roberto Linhares concedeu entrevista atribuindo a responsabilidade da falta d’água à administração municipal, o que, na visão de Tomba, teria confundido a opinião pública e influenciado o resultado da eleição.

Em resposta, Roberto Linhares classificou as declarações como “levianas e criminosas” e negou qualquer motivação política na atuação da Caern. “Em hipótese alguma, há motivação ou interesse político na prestação do serviço, reconhecido e aprovado em pesquisas de satisfação e moldado na alta qualificação de seu corpo técnico”, afirmou.

A Caern esclareceu que não possui contrato de concessão com a Prefeitura de Santa Cruz, mas mantém um contrato comercial com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município, que é o responsável pela distribuição da água. Segundo a companhia, o volume de água entregue à cidade está dentro dos padrões acordados.

A empresa ainda destacou que mais de 20% da água fornecida pela adutora Monsenhor Expedito é destinada ao município de Santa Cruz. Roberto Linhares também mencionou que foram realizadas diversas reuniões em 2023 com a participação de autoridades locais, incluindo o próprio deputado, nas quais o corpo técnico da Caern teria apresentado todas as informações solicitadas.

“A Companhia esclarece que a sua atuação, por meio de sua diretoria executiva e demais colaboradores, sempre foi pautada pelo interesse público, o bem-estar da população e o atendimento aos preceitos determinados pelas leis que regem o serviço de saneamento básico”, completou o presidente da empresa.

Com informações de Agora RN

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Clique aqui e
receba notícias pelo whatsapp gratuitamente!