
O deputado federal General Girão (PL) voltou a cobrar punição à governadora Fátima Bezerra (PT) após o avanço das investigações da Polícia Federal sobre o escândalo da compra dos respiradores via Consórcio Nordeste, durante o auge da pandemia da Covid-19. O parlamentar recordou que desde 2020 já alertava para o desvio de R$ 50 milhões que deveriam ter sido usados na compra dos equipamentos.
Segundo a Polícia Federal, a empresa Hempcare, contratada e paga antecipadamente, desviou os recursos públicos para despesas pessoais, como a aquisição de carros de luxo e o pagamento de faturas de cartão de crédito. Em apenas um mês, o dinheiro foi repassado a terceiros, sem ligação com o fornecimento dos respiradores.
"A governadora era para ter sido impedida de governar em 2020, mas, por compadrio, permitiram que ela continuasse. Agora, cinco anos depois, a Polícia Federal confirma ilegalidades, incluindo compra de carros. Pessoas morreram sem os respiradores. A senhora e os governadores têm que explicar. Esperamos que agora a investigação vá a fundo para que a senhora seja responsabilizada", afirmou o deputado.