Internada para laqueadura, mulher acorda sem perna e com novo coração

04 de julho 2025 - 12h38
Créditos:

Alison Calfunao foi internada em junho em uma clínica particular na Patagônia, Argentina, para realizar uma laqueadura. No entanto, após a anestesia, acordou com uma perna amputada e descobriu ter passado por um transplante de coração.

A laqueadura, que visa impedir a gravidez ao bloquear os canais que ligam os ovários ao útero, não tem relação com os procedimentos realizados, o que causou indignação na família. A mãe de Alison, Carina Calfunao, denunciou o caso nas redes sociais, afirmando que não recebeu nenhuma explicação dos médicos.

De acordo com o jornal Clarín, houve uma complicação ainda não esclarecida durante a cirurgia. Alison teria sofrido duas paradas cardíacas, o que levou à insuficiência do coração. Por isso, foi encaminhada para uma unidade clínica maior. No trajeto, desenvolveu um coágulo e uma infecção no pé, o que exigiu a amputação acima do joelho.

O transplante de coração foi realizado oito dias após a primeira internação, no Hospital Italiano de Buenos Aires. Alison segue internada em recuperação física e psicológica.

A família cobra respostas, e autoridades investigam o caso.