Portugal dá prazo para imigrantes ilegais irem embora voluntariamente

05 de Maio 2025 - 13h13
Créditos: Reprodução

O governo de Portugal notificou 18 mil imigrantes para que deixem o país voluntariamente por não atenderem às exigências legais de residência. A medida, anunciada pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, visa reforçar o controle migratório e ocorre às vésperas das eleições parlamentares, sendo parte da estratégia da coalizão de centro-direita Aliança Democrática.

Até agora, 4,5 mil pessoas já foram notificadas. Quem não sair do país no prazo de até 20 dias após a notificação poderá ser deportado. A maioria dos afetados é de origem indiana, mas brasileiros também podem estar na lista. Estima-se que mais de 500 mil brasileiros residam em Portugal.

O governo português afirma ainda que outros 110 mil pedidos de residência seguem em análise e devem ser aprovados por atenderem aos critérios legais.

A Aliança Democrática também propõe mudanças na Lei da Nacionalidade, como o aumento do tempo mínimo de residência necessário para solicitar cidadania, atualmente fixado em cinco anos. A proposta ainda precisa ser aprovada no Parlamento.