
A chave de uma torre inglesa construída entre os séculos 11 e 12 estava desaparecida há 47 anos, mas foi finalmente devolvida — com um bilhete cercado de mistério.
A informação foi divulgada hoje pelo site do jornal Daily Mirror. Segundo a publicação, a English Heritage (agência de preservação histórica da Inglaterra) recebeu por correspondência a chave para uma das portas da Torre de São Leonardo, localizada no condado de Kent, litoral sul da Inglaterra.
O objeto veio acompanhado de um bilhete anônimo, pedindo "desculpas pelo atraso". "Emprestada em 1973, devolvida em 2020", acrescentava o texto.
Desde o sumiço, novas trancas foram instaladas na torre, cuja edificação teria se iniciado em 1077 e terminado em 1108. "Pouco se sabe sobre a história da construção ou seu propósito original, acrescentando mistério à chave que reapareceu às vésperas do Natal", analisou o jornal.
Por isso, a English Heritage lançou uma campanha para que a pessoa responsável pelo envio da chave seja identificada e se apresente. Em troca, ganhará gratuidade nas atrações da associação.
"Não temos ideia de como a chave sumiu. Não sabemos quem poderia tê-la pego", disse uma porta-voz da entidade.
UOL