Democratas apresentaram formalmente, nesta segunda-feira (11), a resolução de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A formalização foi realizada durante uma breve sessão do Congresso.
O texto não foi anunciado em plenário devido ao fato de ainda não ter sido levado para voto, mas a introdução da medida permite uma retomada mais tarde nesta semana.
O artigo de impeachment acusa o presidente de incitar insurreição com as falsas afirmações de que ganhou a eleição e com seu discurso em 6 de janeiro, o qual precedeu a invasão ao Capitólio.
O grupo visa impedir que Trump tenha seus direitos políticos mantidos após o fim do mandato.
Nesta segunda, congressistas republicanos contestaram uma solicitação dos democratas para que o vice-presidente, Mike Pence, considere ativar 25ª Emenda para retirar Trump do cargo.
Depois da objeção, a sessão foi adiada até amanhã (12) pela manhã.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, adiantou no domingo (10) que caso a medida desta manhã fosse barrada, o pedido seria avaliado pela Casa na terça-feira. Os democratas a Pence que responda dentro de um prazo de 24 horas. Caso isso não aconteça, eles levarão a resolução ao plenário.
O líder da maioria na Câmara, Steny Hoyer, afirmou esperar que a votação para o impeachment aconteça na quarta-feira (13).
Ele disse querer que os artigos sejam encaminhados ao Senado imediatamente. Isso pode significar que o Senado julgue nos primeiros dias de Biden como presidente.
Fonte: CNN