Democratas planejam ação rápida por impeachment de Trump se emenda falhar

11 de Janeiro 2021 - 03h02
Créditos:

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse pela primeira vez, neste domingo (10), que a Casa vai propor o impeachment do presidente Donald Trump se o vice-presidente Mike Pence não o destituir.

Pelosi disse que a Câmara tentará aprovar uma resolução por consentimento unânime na segunda-feira de manhã, pedindo que o Gabinete de Pence e Trump invoque a 25ª Emenda e remova Trump do cargo.

Se a resolução não for aprovada por consentimento unânime, então a medida será levada ao plenário para votação plena na terça-feira. A resolução pedirá que Pence responda dentro de 24 horas e, se não, a Câmara moverá o impeachment do presidente.

"Em seguida", disse Pelosi em uma carta aos colegas democratas, "prosseguiremos com a apresentação da legislação de impeachment."

“Ao proteger a nossa Constituição e a nossa democracia, vamos agir com urgência, porque este presidente representa uma ameaça iminente para ambos. Com o passar dos dias, intensifica-se o horror do contínuo assalto à nossa democracia perpetrado por este presidente e também o necessidade imediata de ação", disse Pelosi.

Os democratas da Câmara ainda estão discutindo se a votação para impeachment de Trump poderia ser terça ou quarta-feira, por assessores.

Os democratas ainda planejam ir primeiro ao Comitê de Regras da Câmara, que adotaria uma regra definindo o prazo e os parâmetros do debate no plenário. Não está claro quando o Comitê de Regras pode se reunir. Os assessores esperam que o Comitê de Regras se reúna na terça-feira, mas isso ainda não foi definido.

Da CNN Brasil