Estados Unidos dão aprovação final para uso da vacina da Pfizer no país

13 de Dezembro 2020 - 13h09
Créditos:

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, anunciou hoje (13) a aprovação da vacina da Pfizer e BioNTech contra a covid-19. O imunizante havia sido liberado para uso emergencial no país na última sexta-feira, mas tinha que obter a chancela do CDC para ser aprovado. A imunização deve ser iniciada nesta segunda-feira (14). 

O diretor do CDC, Robert R. Redfield, comemorou, em nota, a aprovação da vacina em momento crítico, de novo aumento de casos nos EUA. Neste sábado, foram registradas 3.309 mortes por covid-19 nas últimas 24h.

"Ontem à noite, tive o orgulho de assinar a recomendação do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização para usar a vacina Covid-19 da Pfizer em pessoas com 16 anos ou mais. Esta recomendação oficial do CDC segue a decisão da FDA de sexta-feira de autorizar o uso emergencial da vacina", afirmou Redfield.

"Como os casos de Covid-19 continuam a aumentar em todos os EUA, a recomendação do CDC chega em um momento crítico. A vacinação inicial está programada para começar na segunda-feira, e esta é a próxima etapa em nossos esforços para proteger os americanos, reduzir o impacto da pandemia e ajudar a restaurar a normalidade em nossas vidas e em nosso país", disse.

A avaliação do órgão diz que o imunizante da Pfizer alcança alta eficácia em todas as faixas etárias, sexos, raças, etnias, com pessoas com "condições médicas subjacentes" e entre quem tem indícios de infecção anterior pelo novo coronavírus.

"Embora números de hospitalizações e mortes observadas foram baixas, os dados eram consistentes com risco reduzido para esses desfechos graves entre as pessoas vacinadas em comparação com o placebo", afirma a nota do Centro.

Fonte: G1